Como a Gazin aumentou a performance de vendedores com a Sucesso

Como a Gazin aumentou a performance de vendedores com a Sucesso

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Tempo de leitura: 4 minutos

14 de outubro de 2025

Última atualização: 14/10/2025

Como a Gazin aumentou a performance de vendedores com a Sucesso

Quando falamos em acelerar resultados em vendas, metodologia, foco e execução fazem toda a diferença. Foi exatamente isso que construímos junto à Gazin, uma das maiores redes varejistas do Brasil e parceira da Sucesso em Vendas há mais de 20 anos.  

A Gazin é uma empresa que investe e acredita muito em treinamento e desenvolvimento do time, assim como a Sucesso em Vendas. 

Sempre pioneira e inovadora, queria um projeto que fosse focado nos vendedores, principalmente naqueles com boas oportunidades de crescimento financeiro e técnico.  

Dessa necessidade surgiu o projeto Gazin Best Sellers, que teve foco específico e um desafio claro: elevar a performance de vendedores pré-selecionados, e um resultado de crescimento médio de 19% no faturamento. 

Os trabalhos foram coordenados e acompanhados de perto pelos times da Sucesso em Vendas e de Gente e Gestão de Pessoas da Gazin. Sempre com validação da gerente geral de Gestão de Pessoas, Viviane Thomaz, e da especialista em Desenvolvimento Humano, Tatiane Oliveira. 

“Mostramos que com acolhimento, acompanhamentos efetivos e estruturados com os vendedores, os resultados vêm, melhorando também nosso turnover”, destacou Tatiane. “Por ser um projeto novo, precisávamos estar alinhados na comunicação, na resiliência e nos ajustes de rotas durante todo o projeto”, completou.  

O projeto foi estruturado em ciclos mensais, com metas específicas, acompanhamento contínuo e premiações alinhadas à cultura da empresa, tudo para estimular o aumento da produtividade e a consistência nos resultados.  

  

Estrutura do projeto Gazin Best Sellers  

O Gazin Best Sellers foi um programa completo de aceleração de vendas, com mais de 150 vendedores pré-selecionadas e pilares bem definidos:  

  • Diagnóstico e seleção de vendedores com potencial de crescimento;  
  • Criação de um comitê de gestão do projeto com a participação da alta direção da área comercial, time de Gestão de Pessoas e Sucesso em Vendas;  
  • Definição de metas de crescimento mensais para os vendedores participantes do projeto;  
  • Acompanhamento da performance por meio de dashboards e reuniões quinzenais com o time de Gestão de Pessoas e multiplicadores;  
  • Campanhas de incentivo mensais, com rankings e premiações individuais;  
  • Comitês de performance e alinhamento com lideranças regionais e gerentes, garantindo foco e engajamento contínuo;  
  • Comunicados mensais e ações motivacionais, fortalecendo a cultura de vendas e reconhecendo os destaques.  

  

Resultados alcançados  

Ao longo dos seis meses de projeto, os resultados falaram por si. Abaixo, alguns destaques:  

  

  • Crescimento médio de 19% no faturamento;  
  • Crescimento médio de 22,1% na venda de serviços;  
  • Crescimento médio de 158% na eficiência no CRM;  
  • Engajamento elevado e recuperação de vendedores;  
  • Atingimento de metas individuais;  
  • Alcance de números de alta performance dos vendedores selecionados;  
  • Aprimoramento da gestão por indicadores, com foco claro em resultado e execução local.  

 

Mais do que apenas vendas  

Além dos resultados quantitativos, o projeto deixou um legado de protagonismo e reconhecimento aos profissionais participantes, marcas importantes da cultura da Gazin. 

Ao posicionar os vendedores como protagonistas da estratégia e mostrar, com dados, onde e como eles podiam melhorar, a Sucesso em Vendas ajudou a transformar não apenas os números, mas a forma como as lojas podem trabalhar seus próprios potenciais.

 

Gazin

  

Depoimento

“Tivemos uma evolução no uso do CRM, provando que isso gera vendas e fideliza clientes. E um acompanhamento estruturado e recorrente, com melhorias na estrutura de metas dos vendedores, que foram alguns pontos que nos geraram bons impactos”.

Tatiane Oliveira, especialista em Desenvolvimento Humano da Gazin.

 

Sobre a Gazin

A história da Gazin começa pelas mãos de Mário Gazin. Com apenas 16 anos, com a ajuda do pai, comprou a loja em que trabalhava e fundou a primeira Gazin, na cidade de Douradina (PR). De lá para cá, a empresa tomou forma e se tornou um dos maiores complexos varejistas do Brasil.

Atualmente, a Gazin possui mais de 340 lojas de varejo em 10 estados. Além disso, conta com 6 indústrias de colchões e estofados, uma indústria de molas e 23 centros de distribuição, eleita a 3ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil na categoria grandes empresas (acima de 10 mil colaboradores).

Além do varejo, da indústria e do atacado, a Gazin está presente nos mercados de consórcio, crédito, seguros, postos, agro, agência de viagens e também o Gazin Bank.

Uma empresa que segue olhando para frente, mas nunca deixa de lado suas raízes, seus valores, sua cultura e sua preocupação com colaboradores e clientes. Sem esquecer também dos parceiros desta longa e bem-sucedida caminhada, como a Sucesso em Vendas.

“Nós não oferecemos nada que o mercado não possua, mas os nossos diferencias estão nas pessoas e no atendimento, nas condições e na confiança”, apontou Mário Gazin, fundador da empresa, no livro ‘Cultura Organizacional Gazin’.

 

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