Quando falamos em acelerar resultados em vendas, metodologia, foco e execução fazem toda a diferença. Foi exatamente isso que construímos junto à Gazin, uma das maiores redes varejistas do Brasil e parceira da Sucesso em Vendas há mais de 20 anos.
A Gazin é uma empresa que investe e acredita muito em treinamento e desenvolvimento do time, assim como a Sucesso em Vendas.
Sempre pioneira e inovadora, queria um projeto que fosse focado nos vendedores, principalmente naqueles com boas oportunidades de crescimento financeiro e técnico.
Dessa necessidade surgiu o projeto Gazin Best Sellers, que teve foco específico e um desafio claro: elevar a performance de vendedores pré-selecionados, e um resultado de crescimento médio de 19% no faturamento.
Os trabalhos foram coordenados e acompanhados de perto pelos times da Sucesso em Vendas e de Gente e Gestão de Pessoas da Gazin. Sempre com validação da gerente geral de Gestão de Pessoas, Viviane Thomaz, e da especialista em Desenvolvimento Humano, Tatiane Oliveira.
“Mostramos que com acolhimento, acompanhamentos efetivos e estruturados com os vendedores, os resultados vêm, melhorando também nosso turnover”, destacou Tatiane. “Por ser um projeto novo, precisávamos estar alinhados na comunicação, na resiliência e nos ajustes de rotas durante todo o projeto”, completou.
O projeto foi estruturado em ciclos mensais, com metas específicas, acompanhamento contínuo e premiações alinhadas à cultura da empresa, tudo para estimular o aumento da produtividade e a consistência nos resultados.
Estrutura do projeto Gazin Best Sellers
O Gazin Best Sellers foi um programa completo de aceleração de vendas, com mais de 150 vendedores pré-selecionadas e pilares bem definidos:
- Diagnóstico e seleção de vendedores com potencial de crescimento;
- Criação de um comitê de gestão do projeto com a participação da alta direção da área comercial, time de Gestão de Pessoas e Sucesso em Vendas;
- Definição de metas de crescimento mensais para os vendedores participantes do projeto;
- Acompanhamento da performance por meio de dashboards e reuniões quinzenais com o time de Gestão de Pessoas e multiplicadores;
- Campanhas de incentivo mensais, com rankings e premiações individuais;
- Comitês de performance e alinhamento com lideranças regionais e gerentes, garantindo foco e engajamento contínuo;
- Comunicados mensais e ações motivacionais, fortalecendo a cultura de vendas e reconhecendo os destaques.
Resultados alcançados
Ao longo dos seis meses de projeto, os resultados falaram por si. Abaixo, alguns destaques:
- Crescimento médio de 19% no faturamento;
- Crescimento médio de 22,1% na venda de serviços;
- Crescimento médio de 158% na eficiência no CRM;
- Engajamento elevado e recuperação de vendedores;
- Atingimento de metas individuais;
- Alcance de números de alta performance dos vendedores selecionados;
- Aprimoramento da gestão por indicadores, com foco claro em resultado e execução local.
Mais do que apenas vendas
Além dos resultados quantitativos, o projeto deixou um legado de protagonismo e reconhecimento aos profissionais participantes, marcas importantes da cultura da Gazin.
Ao posicionar os vendedores como protagonistas da estratégia e mostrar, com dados, onde e como eles podiam melhorar, a Sucesso em Vendas ajudou a transformar não apenas os números, mas a forma como as lojas podem trabalhar seus próprios potenciais.

Depoimento
“Tivemos uma evolução no uso do CRM, provando que isso gera vendas e fideliza clientes. E um acompanhamento estruturado e recorrente, com melhorias na estrutura de metas dos vendedores, que foram alguns pontos que nos geraram bons impactos”.
Tatiane Oliveira, especialista em Desenvolvimento Humano da Gazin.
Sobre a Gazin
A história da Gazin começa pelas mãos de Mário Gazin. Com apenas 16 anos, com a ajuda do pai, comprou a loja em que trabalhava e fundou a primeira Gazin, na cidade de Douradina (PR). De lá para cá, a empresa tomou forma e se tornou um dos maiores complexos varejistas do Brasil.
Atualmente, a Gazin possui mais de 340 lojas de varejo em 10 estados. Além disso, conta com 6 indústrias de colchões e estofados, uma indústria de molas e 23 centros de distribuição, eleita a 3ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil na categoria grandes empresas (acima de 10 mil colaboradores).
Além do varejo, da indústria e do atacado, a Gazin está presente nos mercados de consórcio, crédito, seguros, postos, agro, agência de viagens e também o Gazin Bank.
Uma empresa que segue olhando para frente, mas nunca deixa de lado suas raízes, seus valores, sua cultura e sua preocupação com colaboradores e clientes. Sem esquecer também dos parceiros desta longa e bem-sucedida caminhada, como a Sucesso em Vendas.
“Nós não oferecemos nada que o mercado não possua, mas os nossos diferencias estão nas pessoas e no atendimento, nas condições e na confiança”, apontou Mário Gazin, fundador da empresa, no livro ‘Cultura Organizacional Gazin’.
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